úlitmas postagens

8/recent/ticker-posts

Homem da Península de Kenai é a primeira pessoa a morrer do vírus Alaskapox

Um esquilo vermelho. Os cientistas dizem que algumas espécies de esquilos podem transmitir o vírus Alaskapox. (Foto USFWS)


 Um homem da Península de Kenai morreu no final de janeiro devido ao vírus Alaskapox, de acordo com o departamento de saúde do estado. Ele estava imunocomprometido e é a primeira pessoa conhecida a morrer do vírus Alaskapox, ou AKPV. 

A secretaria de saúde informou a morte em boletim na sexta-feira.

A varíola do Alasca foi descoberta no estado em 2015 e está relacionada a outros vírus ortopox, como varíola, varíola bovina e varíola dos macacos. A epidemiologista Dra. Julia Rogers, que trabalha para os Centros federais de Controle e Prevenção de Doenças e é designada para a Divisão de Saúde Pública do Alasca, disse que o vírus infecta principalmente animais. 

“Os vírus Orthopox são vírus zoonóticos, o que significa que circulam principalmente em populações animais, com repercussões ocasionais em humanos”, disse Rogers. 

Rogers disse que espera que qualquer infecção por AKPV permaneça rara e é improvável que alguém que não esteja imunocomprometido morra por causa do vírus. Ela disse que não há evidências de transmissão de pessoa para pessoa. 

Apenas seis outras pessoas tiveram casos confirmados de varíola do Alasca e todas estavam na área de Fairbanks. Todas as infecções anteriores foram provenientes do contato com animais. O estado testou o vírus em pequenos mamíferos e o encontrou principalmente em ratazanas vermelhas e esquilos. Como há tão poucos casos, os epidemiologistas não sabem exatamente como as pessoas podem contrair o vírus, mas Rogers disse que provavelmente é transmitido por contato direto com um animal infectado. 

O homem que morreu devido ao vírus vivia sozinho numa área florestal da Península de Kenai e alimentava-se e interagia com um gato de rua que, segundo ele, o arranhava regularmente e caçava pequenos mamíferos. O gato foi testado para AKPV e deu negativo. Rogers disse que os habitantes do Alasca devem ser cautelosos ao manusear pequenos mamíferos. As pessoas devem usar luvas ao retirar pequenos mamíferos das armadilhas e lavar as mãos depois. 

“Se você estiver capturando ou caçando, tente evitar que qualquer um de seus animais de estimação interaja ou faça contato com esses pequenos mamíferos”, disse Rogers. 

Rogers disse que qualquer pessoa com lesões deve consultar seu médico. 

Ben Westley, especialista em doenças infecciosas, disse que é importante que os profissionais de saúde aprendam como reconhecer lesões de varíola. 

“As lesões de varíola têm uma aparência bastante incomum”, disse Westley. “E acho que a maioria dos médicos que estão avaliando uma erupção cutânea dirão: 'Nossa, esta é uma erupção cutânea estranha.' Mas se não ouviram falar ou não estão pensando no vírus da varíola, não farão o diagnóstico.”

Ele disse que outros sintomas podem incluir gânglios linfáticos inchados, especialmente na área próxima às lesões. 

A cepa do AKPV encontrada no homem Kenai é distinta da cepa encontrada em pessoas e animais do interior do estado. Funcionários do departamento de saúde dizem que isso pode indicar que o vírus está mais difundido no Alasca do que se pensava anteriormente e estão trabalhando com o Museu da Universidade do Alasca e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, ou CDC, para testar pequenos mamíferos para AKPV fora da região do Interior.

O departamento de saúde disse que o homem que morreu de AKPV era idoso e imunocomprometido devido ao tratamento contra o câncer. Seus sintomas começaram com uma grande lesão na região das axilas. Mais tarde, ele desenvolveu mais lesões semelhantes a varíola e seu médico enviou um cotonete ao CDC, onde foi identificado como uma cepa única de AKPV. 

Westley disse que as infecções são raras e os habitantes do Alasca devem estar cientes dos sintomas, mas não se preocupar. 

“Vivemos em um lugar incrível, com contato com muita vida selvagem e paisagens diferentes e isso é algo que vem com o território”, disse Westley. “Se houver animais mortos ou doentes encalhados, você não deve cuidar deles sozinho; você pode ligar para especialistas em vida selvagem.”

O estado recomenda que os médicos se familiarizem com os sintomas do AKPV . Os provedores devem relatar casos suspeitos de AKPV ao Departamento de Saúde e podem encontrar exemplos de imagens de lesões de AKPV na página de perguntas frequentes do departamento . 

Rachel Cassandra cobre saúde e bem-estar para a Alaska Public Media. Entre em contato com ela em rcassandra@alaskapublic.org .

Postar um comentário

0 Comentários